Mundo Umbuy

Rio dos umbus

Língua Tupi-Guarani: umbu’y

 

Umbu (sombra ou vulto) e Y (água ou rio)

Phytolacca dioica L. é uma espécie de planta herbácea de grande porte, apesar de sua forma e dimensões arbóreas. Conhecida pelos nomes comuns de umbu, ombu ou bela-sombra, está distribuída naturalmente nos pampas da América do Sul.

O Umbu é um símbolo da cultura gaúcha, já que a sua copa é identificável à distância, providenciando abrigo contra a chuva e o sol (por isso, bela-sombra). Crescendo de forma isolada, também é conhecido como Farol dos Pampas.

uMBU

Raízes profundas

Erva gigante de raízes profundas, o Umbu tem alturas que variam de 12 a 18 metros, atingidas rapidamente. Não tem madeira, pois seu tronco, apesar de resistente, é mole, fibroso e esponjoso.

Folhas Abundantes

As folhas são abundantes e de coloração verde escuro. Sua floração é esbranquiçada e os frutos, quando maduros, formam bagas de cor vermelho escuro. 

Valente aos extremos

Reage com valentia aos extremos do clima. Quanto maior a seca, mais seu verde resplandece. Quanto maior a geada, mais floresce.

Nossos Princípios

FUNDAMENTOS DO NOSSO MUNDO

Acreditamos no desenvolvimento sustentável através de práticas e ações que respeita o meio ambiente a biodiversidade e reconexão com a flora e fauna, tendo como princípio a lealdade a terra, as águas e natureza.

A LENDA DO UMBU

Por que uma árvore tão imponente e cheia de folhagem tem o tronco e os caules sem qualquer utilidade como madeira?