Adubação Química
Em geral as adubações químicas fornecem cinco dos 45 nutrientes de que as plantas necessitam, elas ficam desnutridas. Tornando-se suscetíveis ao ataque de insetos e microrganismos, aumentando ainda mais a carga de inseticidas, herbicidas e fungicidas. Estes mesmo agrotóxicos infiltra-se no solo e posterior escoam para os lençóis freáticos, rios, lagoas e mares.
Aquecimento do Clima
O crescente desmatamento das florestas nativas, especialmente para a implantação de monoculturas de soja, cana-de-açúcar, entre outros. Os solos estando secos e compactos se aquecem muito, elevando o ar quente em direção à atmosfera. O Planeta está aquecendo e secando, a cada ano formam-se mais de 10 milhões de hectares de desertos.
Irrigação Intensa
Um solo vivo apresenta taxas de infiltração de 100 até 400 mm/h. Em solos mortos e compactados a infiltração de água da chuva é reduzida para 7 a 8 mm/h. Com aumento da irrigação intensiva, devido a falta dos dessa sensibilidade do solo cria-se um circulo vicioso com aumento da água doce na agricultura convencional.
Terra Enfraquecida
Com a falta de matéria orgânica no solo, a maior parte da vida microbiana não sobrevive. Sem ação da vida natural na terra, o osolo desagrega, compacta e endurece. Logo sua capacidade de produção fica dependente do pacote químico que recebe, seguindo assim um processo dependente e vicioso.